A Personalidade do Líder Permeia a Organização - A Mudança Começa em Mim

17 de abril de 2017

A história tem muito a nos contar sobre um povo e suas realizações, sendo que os povos, em geral, costumam manter sua orientação inicial.

No caso de Israel, sempre que teve um líder temente a Deus, seguiu suas orientações e foi bem sucedido. Por outro lado, sempre que teve lideres que não seguiam as orientações divinas, sofriam eles e todo o povo.

É certo que o povo sofria porque também desrespeitava a Deus, pois ao lermos os relatos bíblicos, observamos que o povo seguia aquilo que o rei fazia. Observamos, então, que o povo segue a orientação daquele que é soberano sobre ele.

Do ponto de vista espiritual é como se houvesse um tipo especifico de domínio espiritual sobre aquele líder e, por conseguinte, sobre o povo.

Isto ocorre ainda hoje em todo o mundo. Vejamos os Estados Unidos, por exemplo. Ele foi formado por colonizadores que se mudaram para lá em busca de uma vida melhor numa terra de oportunidades. Foram para lá todo tipo de pessoas, mas também muitos cristãos perseguidos em busca de uma terra em que houvesse liberdade de culto.

Para cumprir o seu propósito, se espalharam por todos os lugares da nova terra com uma grande sede de conquistar e vencer. Vemos toda a corrida pela povoação do oeste americano e a conquista dos espaços. Tudo que ganham naquela terra é direcionado para investir ali mesmo.

Até hoje este pais mantém esta orientação, pois está presente culturalmente em todos os lugares e sua moeda, o dólar, é usada no comércio internacional.

Esta cultura, ou forma de agir, está impregnada naquele povo de uma forma tão forte, que podemos dizer que há algo superior a eles que os orienta e dirige.

Por outro lado, quando observamos nosso Brasil, ele foi formado por pessoas que tinham interesse em ganhar mais, ampliar suas posses e domínio.

Desde o inicio da nossa colonização o objetivo foi retirar as riquezas da terra e enviar a outros, empobrecendo o país. As pessoas foram enviadas à força para cá no início da colonização. Eram pessoas indesejadas no país de origem, enviadas a um lugar de onde não podiam fugir. Acrescentaram-se a estes os negros africanos, escravizados para que pudessem auxiliar na exploração do novo espaço.

Esta cultura está tão impregnada no nosso povo, que observamos em boa parte dele o desejo de querer para si o que é dos outros, tirar vantagem, levar o que não é seu.

Numa viagem a serviço para o Rio de Janeiro, estava no meio do trânsito e fiquei batendo papo com o taxista a respeito do Brasil. Ao final ele arrematou com esta frase:

— A solução para o Brasil é cobrir e descobrir de novo! E por um povo diferente, quem sabe os Holandeses, Franceses ou Alemães - disse ele.

Dei risada pelo trocadilho, que na verdade ilustra muito bem este assunto.

Portanto, ao observamos um grupo de pessoas, seja uma sociedade, seja um país, seja uma religião, podemos entender o que move aquele grupo de pessoas.

Grupos em que o objetivo é enriquecer o líder, outros em que o objetivo é matar pessoas e outros em que é fazer o bem.

Cobrir e descobrir um país ou um povo não dá, mas é possível mudar a autoridade que está sobre você.

É por isto que Jesus disse que seu Reino não é deste mundo, e que os participantes do Seu Reino também não o são. O Reino de Cristo é eterno e baseado no amor e todos que são dele devem ser como ele.

Deus Pai, num gesto de profundo amor pelo gênero humano, enviou seu único filho para morrer, nos resgatar e estabelecer um Reino de fé e de amor.

Crença na Sua morte por nós e exercício do mesmo amor, a ponto de resumir tudo que já havia sido escrito em dois mandamentos centrados no amor e ainda acrescer que devemos amar nossos inimigos.

A única forma de não sermos dirigidos por qualquer tipo de orientação física e espiritual que não provém de Deus, é nos tornarmos participantes do Seu Reino e vivermos de acordo com sua orientação, direção e governo.

PARA EXERCITAR

  • Sob qual domínio tenho vivido?
  • O que posso fazer para mudar minha situação?

3 comments on “A Personalidade do Líder Permeia a Organização - A Mudança Começa em Mim”

  1. Gostei do conteúdo desta mensagem. Rogo a Deus para que o autor esteja sempre debaixo da cobertura do Pai celestial, recebendo dele a unção do ES, sempre que escreva os seus artigos...

  2. Uma reflexão das mais felizes para os dias de hoje. Vivemos incontestavelmente num mundo egocentrista, onde a lei dos que podem mais, choram menos. Não deveria ser assim, porém é o que vem acontecendo cada vez mais de forma comum.
    O povo se queixa do comportamento corrupto dos nossos políticos e, mal se apercebem de suas próprias tendências corruptivas, quer dentro da intimidade dos seus lares com os seus próprios familiares, ou entre as oportunidades que procuram criar nos meios em que vivem, sem se preocuparem com o lado moral, justificando seus comportamentos pelo que acontecem com os fazem destes costumes o seu modo de vida, esquecendo, ou não atentando para o que Deus fez ao homem, dando Seu Filho Unigênito como espiação para obtenção da salvação de todos nós. Também, não param para pensar qual a real finalidade de nossas vidas aqui neste mundo, onde o Senhor Deus nos permite o tempo da oportunidade para melhorarmos os nossos condicionamentos para que, no dia em que partirmos daqui, possamos estar preparados para a vida que Jesus nos tem prometido como está na Bíblia: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também". João 14:2,3.
    Parabéns pelo texto meu irmão!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright Ministério Libertando Vidas
Feito por TechXpert