28 de maio de 2010

A VARA DE DEUS

Êxodo 4:2 Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão? Disse Moisés: uma vara.17 Tomarás, pois, na tua mão esta vara, com que hás de fazer os sinais.20  Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão.

Aqui temos o chamado de Moisés para libertar o povo de Israel. Deus encontra um homem que após os 40 anos como pastor de ovelhas já não cria em si mesmo.

Deus levou Moisés a experimentar tremendos milagres na sua própria vida para que depois ele pudesse realizar diante dos egípcios. Nesta passagem a vara se transformou em uma cobra.Observemos que Moisés ficou com medo, pois a cobra era real. Deus lhe pede para pegar a cobra pelo rabo. Todos sabemos que não se deve pegar uma cobra pelo rabo, pois esta poderá se voltar e picar a pessoa, portanto esta era a pior opção que ele teria, mas obedeceu e a cobra virou vara novamente.

Quando lá no egito os mágicos daquele povo também fizeram algo semelhante com tres varas, mas como aquele povo era conhecedor de hipnose, muito bem poderiam ter hipnotizados estas cobras para que despertassem naquele momento. De qualquer maneira não foram páreo para a vara de Deus transformada em cobra, que as consumiu e depois tornou a ser vara.

Digo-te que Deus vai “engolir”, desfazer, todos os truques do maligno que tem te afligido e tem sido lançado contra tua vida.

Deus é claro a Moisés quando lhe diz que com aquela vara ele faria “sinais”. Portanto, Moisés reune tudo que lhe é importante e parte para realizar a obra de libertação, ou seja, mulher, filhos e a vara de Deus.

Era uma simples vara de pastor, nada demais:

1.       Não era uma arma letal,

2.       Não é feita para vencer exécitos, e

3.       Guia somente obedientes cordeiros.

Mas Deus usa as coisas pequenas, as que não são e faz coisas grandiosas. Portanto, não sinta-se diminuido ou pequeno, com Deus você fará grandes coisas.

Esta vara não era Deus, mas representava o poder e a autoridade Dele para a salvação e libertação de Israel.

Moisés parecia não ter entendido muito bem isto, pois quando Deus guia o povo até o mar vermelho, encontramos Moisés orando a Deus pedindo um livramento.

O que vemos é Deus lhe dizendo: “Êxodo 14:15  Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16  E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”.

É como se Deus estivesse dizendo a Moisés: “Já decretei a vitória, te dei poder e autoridade e te disse que faria sinais com esta vara, use-a”.

No Novo Testamento vemos situação semelhante em “Marcos 4:37  E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. 38  E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? 39  E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. 40  E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?”.

Jesus estava com os discípulos no barco. Novamente vemos os homens pedindo algo a Deus, no caso Deus Filho, sendo que estão com Ele.

Ora, se Moisés estava com a vara que representava o poder e autoridade do Deus Pai, os discípulos por sua vez estavam com o próprio Deus Filho, em pessoa.Por outro lado, também não sabiam o poder que lhes estava confiado, e foram advertidos por Jesus.

Um personagem bíblico perseguido por inimigos, outros assolados pelas forças da natureza.

Vamos fazer um paralelo com as nossas vidas:

1.       Uns assolados por inimigos, que são as dificuldades, como: finanças, relacionamentos, família, questões emocionais e psicológicas.

2.       Outros, assolados por dificuldades tais como: enchentes, inundações, terremotos, etc.

Mas você tem autoridade, não pode ficar passivo diante das dificuldades da vida, como Moisés ou como os discípulos.

Pois todo o poder foi dado a Jesus e Ele mesmo disse que estaria conosco até a consumação dos séculos – nós temos a Jesus.

Mas além disto, nós somos templo do Espírito Santo. Portanto, lembre-se:

1.       Moisés tinha a vara de Deus Pai,

2.       Os discípulos tinham o próprio Deus Filho, e

3.       Nós somos a habitação do Deus Espírito Santo.

Então precisamos exercitar a fé no Senhor Jesus. Pois te digo que estar com Deus não é garantia de não ter lutas, mas a garantia de termos vitória.

Não sei o mal que te assola hoje, mas sei que Jesus está conosco e te convido a exercitar a tua fé e se posicionar diante de Deus que a vitória é certa.

Luis Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram