31 de janeiro de 2009

ANO NOVO ALIANÇA NOVA

Deuteronômio 29:1-8

1 Estas são as palavras da aliança que o SENHOR ordenou a Moisés que fizesse com os filhos de Israel, na terra de Moabe, além da aliança que fizera com eles em Horebe.

2 E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Tendes visto tudo quanto o SENHOR fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra;

3 As grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas;

4 Porém não vos tem dado o SENHOR um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.

5 E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé.

6 Pão não comestes, e vinho e bebida forte não bebestes; para que soubésseis que eu sou o SENHOR vosso Deus.

7 Vindo vós, pois, a este lugar, Siom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, nos saíram ao encontro, à peleja, e nós os ferimos;

8 E tomamos a sua terra e a demos por herança aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo dos manassitas.

9 Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.

 

A cada ano realizamos em nossa igreja o culto de final de ano aonde temos a oportunidade de jogar no “mar do esquecimento” tudo que tem nos causado dor e sofrimento ou mesmo atrasado nossa caminhada. Da mesma forma podemos elevar às alturas a nossa “terra a conquistar”.

Este assunto nos remete ao nosso desejo por renovação. Ansiamos por mudar algumas coisas em nossas vidas através de pedirmos perdão a Deus por tudo que o desagradou e que tem nos causado sofrimento.

Ao mesmo queremos nos lançar numa nova vida, com mudanças, desafios e novidade de vida.

Alguns pedem por saúde, outros por harmonia familiar, outro tanto para ter uma família, ou até mesmo pela vida profissional, de forma a dar melhores condições a si e aos seus. Outra parte lembra-se do chamado de Deus sobre sua vida e clama pelo derramamento da unção de Deus sobre sua vida.

E Deus de maneira sábia criou algo chamado ANO. Poderia ter criado o mundo de maneira a ser a vida contínua, em ciclos, mas fez diferente.

A cada 365 dias lembramo-nos de nossos planos e como procedemos neste ano, o que nos permite fazer uma reflexão e mudar os rumos – renovar.

Não fosse assim faríamos isto uma única vez, ao nos encontrarmos com Cristo no dia do julgamento e não haveria mais tempo de mudança – glórias a Deus pela Sua sabedoria.

Mesmo no casamento fazemos isto muitas vezes também. Quem não assistiu uma cerimônia de bodas de prata ou de ouro? Eu mesmo reafirmei meus votos com minha esposa em diversas oportunidades, chegando até a trocar a aliança que utilizamos, simbolizando um novo momento – renovação.

Deus também levou o seu povo a renovar sua aliança com Ele muitas vezes, para relembrar Seus feitos, assim como celebramos a Ceia do Senhor, pois Jesus disse: “fazei isto em memória de mim”.  Uma oportunidade de examinarmos nossa vida de acordo com a Nova Aliança, a aliança no sangue de Jesus.

Então, ano novo votos novos. Ansiamos por muitas coisas novas em todas as áreas da nossa vida.

O mundo quando deseja que alguém se torne melhor pede a este que estude, se aperfeiçoe, se dedique com mais intensidade.

Com Deus não é diferente. Josué chamou todo o povo a tomar uma decisão no último capitulo do livro que leva seu nome – “eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Josué estava para tomar posse de toda a terra de Canaã – grande benção, algo muito esperado – e para isto se fazia necessário consagração a Deus.

Moisés fez com o povo após os 40 anos de deserto. Por que era necessário isto se tinham presenciado tantas operações miraculosas de Deus?

Para que houvesse uma verdadeira conversão a Deus.

Moisés Falou dos feitos de Deus

 Quarenta anos depois aquela geração que fora criada no Egito e conheciam deuses estranhos havia morrido toda, restando apenas Josué e Calebe.

Proclame agora: “Deus fez maravilhas na minha vida

Este povo tinha ouvido pelos seus pais a respeito de como haviam sido libertos do cativeiro egípcio, e tinham presenciado o operar de Deus com o maná e a água da rocha.

Moisés passa a enumerar os feitos de Deus e sua grandeza:

·         Na terra do Egito, a Faraó e seus servos

o   Como você foi salvo? Houve grande operação de Deus na sua vida?

o   Houve sinais e maravilhas? Houve cura? Houve libertação?

o   Você nasceu num lar evangélico, como estes a quem Moisés falava? Então você já presenciou o operar maravilhoso de Deus.

·         As vestes não se envelheceram e nem o sapato

o   No deserto não tem shopping Center, mas não lhes faltaram roupa e sapato.

o   Muitos desejam ir ao shopping mas talvez não possam comprar neste momento.

o   Mas Deus tem suprido todas as tuas necessidades? Não falo de desejos, mas de necessidades. Tem o que comer, vestir e beber? Quando ora Deus provê?

o   Lembro-me de muitas situações em minha vida em que glorifiquei a Deus, pois nossas roupas e sapatos duraram muito mais do que o comum, até o gás no botijão vinha na versão plus, ou seja, porção dobrada, que não se acaba logo.

·         Quando tiveram desejo de comer carne Deus enviou as codornizes do céu.

·         Como viviam em tendas não tinham muito espaço para guardar suas coisas, mas o Maná caia suficiente para todos os dias.

o   O mal deste século é a ansiedade. Se aquele povo vivesse ansioso como vivemos atualmente, então se preocupariam em guardar o maná para o dia seguinte.

o   Pois fizeram isto e este se tornou em bichos, mostrando claramente que Deus dá o suficiente para cada dia. Como costumo dizer na classe Primeiros Passos nos domingos de manhã: “Jesus orou no pai nosso – o pão nosso de cada dia nos dá hoje – pediu por hoje e não pela semana, mês ou ano todo.

o   Isto significa dependência de Deus, enquanto o mundo diz que você tem que ter o controle da situação.

·         Quando tiveram sede, então brotou água da rocha.

o   Mas você diz no seu coração: “pastor hoje não temos esta necessidade, pois temos água encanada em casa”.

o   Talvez você queira outra coisa.

o   Quando era menino não havia muito refrigerante, o processo de fabricação e distribuição não era suficiente para prover e entregar em muitos lugares e era mais caro.

o   Na minha cidade havia uma fábrica de refrigerantes que fazia uma espécie de limonada chamada “sodinha”. Quando tivemos mais condições meu pai comprava de engradado, do qual eu e meus dois irmãos dávamos conta em pouco tempo, e depois ficava o resto do mês bebendo água ou suco.

o   Hoje muitos bebem refrigerante em toda refeição para saciar sua sede.

o   Mas no deserto não tinha água encanada e muito menos fábrica de “sodinha” para o papai do céu mandar engradados pro seu povo.

o   Mas de maneira sobrenatural Ele usou o que era menos provável: a rocha.

o   Esta rocha mencionada aqui é Cristo, e a sede não é física, mas espiritual:

§  Jesus falou sobre dar uma água que dessedentaria para sempre.

§  Se você está no deserto com Deus, clame a Ele por água viva e abundante, que tira toda a sede espiritual – renove-se espiritualmente!!!!

§  Jesus quer tirar a tua sede

Diga para você msmo: “Eu tenho sede de Deus

Jogar fora todos os outros deuses

Quando estiveram a primeira vez naquele local houve batalha.

Siom, rei de Hesbom e Ogue, rei de Basã vieram guerrear e foram derrotados e suas terras divididas entre o povo.

Hesbom – cidade fronteiriça do outro lado do Jordão e Siom reis dos amorreus conquistou a cidade. Significa “prestação de contas”

Ao se converter vem a prestação de contas de satanás às vidas:

                Mas logo você se converteu? Depois de tudo que fez?

Você que nasceu numa família cristã mas nunca teve uma experiência pessoal com Cristo?

Só você é crente na tua família, vai deixar todas as tradições que sempre seguiu?

Vai entregar tudo a Jesus? Guarda algo caso precise mais tarde!!!

                O Diabo cobra da vida do convertido para que este desista de tudo e volte atrás, volte a ser escravo.

Ogue – rei de Basã – ogue significa “gigante”. Era uma figura notável, dotado de gigantesca estatura. Tinha uma cama de ferro que media 3,70 m x 1,85 m, maior do que qualquer cama do tipo KING SIZE de nossos dias. Era o último dos representantes de uma raça de gigantes da antiguidade, os refains.

Deut 3:11: Porque só Ogue, o rei de Basã, restou dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amom? De nove côvados, o seu comprimento, e de quatro côvados, a sua largura, pelo côvado comum.

Basã significa “fértil” ou “frutífero”.

                O gigante das riquezas do mundo tem sido apresentado a muitos crentes em Jesus hoje.

O gigante do dinheiro fácil e da imoralidade. Darei-te tudo que desejares é a oferta, basta se inclinar para mim.

Foi assim com Jesus, tentado por satanás ao final dos quarenta dias de jejum e preparação. Mostrou-lhe os reinos da terra e ofereceu tudo a Jesus, somente pediu adoração a ele.

Quantos hoje tem sido seduzidos pelo poder e pelo dinheiro fácil esquecendo-se de que é Deus quem provê a cada dia. Jesus venceu pela palavra dizendo: “somente a Deus adorarás

Lembro-me ao me converter ter recebido uma oferta de satanás envolvendo dinheiro e sucesso. Falou com voz quase audível aos meus ouvidos e me assustei muito, mas lhe disse que serviria a Deus somente.

Talvez você esteja sendo perseguido pelos inimigos da terra, como o foram aquele povo naquela época. Digo-te que aqueles reis foram mortos e suas cidades tomadas e habitadas pelo povo de Deus, pois creram na operação do Senhor nas suas vidas.

Precisamos jogar fora todos os deuses de nossas vidas, é uma conversão. Para os judeus daquela época era simplesmente não adorar mais os deuses dos outros povos e seguir a Deus.

Para isto você precisa se converter em todas as áreas da tua vida:

1.      Conversão religiosa

É quando nos tornamos crentes em Jesus, aceitamos Seu sacrifício na cruz por nós.

E conversão significa “mudança de rumo”, como os sinais de transito nos ensinam.

Talvez você já tenha passado por esta etapa.

2.      Conversão Moral

Aqui se procede a mudança de valores e de prioridades; refere-se à maneira como a pessoa busca servir a Deus.

Um crente que é igual na igreja e fora dela. Que estando sob o olhar de alguém conhecido ou não procede da mesma maneira.

Transparência espiritual, qualquer pessoa que te olhe pode enxergar a mesma pessoa e os mesmos valores.

3.      Conversão Intelectual

Não é apenas usar a razão para crer. É uma mudança do interior e requer o que Ezequiel descreveu como sendo o recebimento de um novo coração e de um espírito novo.

Ez 36:26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

Nossa essência é transformada. Somos outra pessoa.

Ansiamos por mais de Deus em nossas vidas e queremos fazer a Sua vontade. Nossas orações são respondidas prontamente e nos sentimos muito amados por Deus e desejamos ardentemente adorá-lo e glorificá-lo.

Declare: “Eu me entrego totalmente a Deus

Escolher servir somente a Deus

Há vários princípios atrelados ao ato de se fazer uma renovação de aliança com Deus e escolher servir somente a Ele.

I - O PRINCÍPIO DA VERDADE

·         Renovar uma aliança é renovar um compromisso com a verdade. A mentira e o pecado de Acã levou Israel ao fracasso.

·         Se Deus nos livrou da destruição (anátema) agora é hora do Seu povo também reafirmar seu vínculo com a verdade.

·         A Bíblia nos afirma claramente que somente a verdade pode nos libertar completamente.

·         Diz ainda que a palavra de Deus é a nossa verdade: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. " (João 17.17).

Diga: “Eu quero conhecer a verdade

II - O PRINCÍPIO DA FIDELIDADE

·         Este ato de renovação da aliança foi realizado antes da conquista da terra.

·         Os desafios da conquista, bem como as atrações da terra que poderiam exercer um forte poder de sedução não deveriam ser maiores do que o pacto de fidelidade para com Deus.

·         Era muito importante o povo entender que não era uma mera conquista ou um projetinho de inicio de ano. Mas primordial para a expansão do Reino do Senhor. Você foi chamado para levar a verdade a outras vidas e não somente para ser saciado de tudo que precisa por Deus. Seja fiel ao chamado de Deus para você.

·         A fidelidade traz a bênção e afasta a maldição. Estamos sempre diante das duas possibilidades. Ao sermos fieis recebemos os efeitos da bênção sobre nós.

·         Deus sempre é fiel àquilo que promete, é uma questão de natureza. Isto requer de nós atenção ao princípio da fidelidade.

Diga: “Serei fiel a Deus

III - O PRINCÍPIO DA CONSAGRAÇÃO E DA BÊNÇÃO

·         O povo oferecia holocaustos a Deus em diversas ocasiões e poderia ser feita pela manhã e à tarde.

·         No holocausto o que era sacrificado ao Senhor o era totalmente, isto é, todas as partes eram queimadas em dedicação completa a Deus, nada deveria sobrar.

·         Significa para nós que Deus não quer apenas partes. Assim como Ele se deu totalmente por nós na cruz, deseja que nos entreguemos consagradamente a Ele como um todo.

·         As ofertas pacíficas, por sua vez, implicavam também as idéias de comunhão, alegria e gratidão pelos atos do Senhor.

·         O objetivo de Deus sempre é o de abençoar. Mesmo que fale sobre maldição, seu objetivo é nos mostrar o caminho para sabermos quais as implicações de cada decisão que tomamos e possamos escolher a benção.

Dt 30:19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

20 Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.

Diga: “Hoje eu me consagro totalmente a Deus

Conclusão

Veja as bênçãos que Deus prometeu ao seu povo (deut 28):

·         Prosperidade no comércio – v3

·         Alimento diário – v4

·         Ausência de fome na terra – v5

·         Colheitas de grande riqueza – v8

·         Sucesso em todas as suas atividades – v8

·         Chuva abundante em uma terra sedenta – v12

·         Nunca ter necessidade de tomar emprestado – v12

·         Poder de dar ou emprestar a outros – v12

·         Liderança – v13

Este pacto ficou conhecido como “Pacto Palestino”.

Israel foi preparado para a terra e a terra preparada para Israel.

Você foi preparado por Deus para ser vitorioso e esta vitória é tua!!!!!

·         Neste dia Moisés escreveu um cântico a pedido de Deus que está no capitulo 32 de deuteronômio.

·         O livro do apocalipse cita os anjos cantando um outro cântico de Moisés:

Ap 15:3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo:

Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso!

Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

4 Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome?

Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.

Como você vai selar a tua renovação de aliança hoje?

1)      Hoje você tem a oportunidade de se consagrar ao Senhor, entregar tua vida totalmente a Ele – fazer uma aliança.

a.       Aceite a verdade da Palavra e seja verdadeiramente livre.

2)      Se você já tem a Jesus então pode renovar a Aliança com Ele neste momento.

a.       Você já experimentou a conversão moral?

b.      Jesus fez muitas coisas por você, glorifique-o consagrando-se

c.       Se precisa da água viva, venha beber da fonte que é Cristo

3)      Se tem sido inquirido por satanás, saiba que Jesus venceu, demonstre isto agora

4)      Se os gigantes da terra tem lutado contra você, responda com a Palavra, adore a Deus agora

5)      Converta-se totalmente, peça um novo coração, um coração de carne, peça agora ao Senhor

A escolha é sua. O que escolherá?

Se você escolhe a vida e a benção ore agora a Deus declarando isto.

Luis Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram