21 de janeiro de 2017

ESCOLHIDOS PARA FRUTIFICAR

Na pregação anterior falamos da importância do fruto para o Nosso Senhor, e dando continuidade ao tema fruto do espírito, hoje falaremos como Ele nos ajuda nisso.

Introdução:

É tempo de nos preocuparmos em ter uma vida frutífera. Jesus dá importância especial a isso. Ele diz em João 15.16:

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.

Estamos aqui para trazer glória para o seu nome através de uma vida frutífera.

Nesse contexto a igreja exerce um papel profético. Embora enfrente crises e obstáculos, tem a grandiosa promessa de Jesus: “Eis que estou convosco”. Seu grande desafio é permanecer firmada em Jesus, a fim de dar fruto.

Para que os planos e estratégias da Igreja sejam bem-sucedidos, cada crente precisa entender que foi chamado para ser o sal da terra e a luz do mundo, pregar contra o pecado e ter uma vida frutífera.

Esta questão do cristão produzir fruto não é opcional em nossa relação com Deus. No Plano de Deus não há lugar para esterilidade, Ele não projetou uma igreja estéril e sim uma igreja poderosa e conquistadora. Nesse projeto não há lugar para marasmo.

A Igreja do Senhor Jesus é viva e dinâmica. Toda pessoa que faz parte dessa igreja entrará na mesma dimensão do Verbo, que é vida.

1.ELE NOS ESCOLHEU PRIMEIRO

Jesus disse aos apóstolos “Não fostes vós que me escolhestes a mim”. Isto era verdade a respeito dos apóstolos; mas também é verdade a respeito de todos os que crerão em Jesus, até o final dos tempos.

OS HOMENS NÃO ESCOLHEM NATURALMENTE A CRISTO - O significado das palavras de Jesus era: “Vocês nunca me teriam escolhido, se eu não os tivesse escolhido primeiro”. É verdade que, quando Deus abre o coração do pecador, este escolhe a Cristo e a ninguém mais, somente a Cristo. É verdade que um coração vivificado pelo Espírito sempre escolhe a Cristo, a ninguém mais, e por Ele renuncia ao mundo inteiro.

O ouvido natural é tão surdo, que não pode ouvir; os olhos naturais, tão cegos, que não podem ver a Cristo. Em certo sentido, é verdade que todo verdadeiro discípulo escolhe a Cristo; mas isto acontece somente quando Deus abre os olhos da pessoa para que ela veja a Jesus.

O chamado é geral, Deus chama todos para a salvação.

  1. O chamado é para todos. Não são apenas alguns que precisam santificar suas vidas, orar, pregar a Palavra, etc. Todos os salvos têm os mesmos compromissos diante de Deus. Quando o Senhor voltar para buscar sua Igreja, pedirá contas a todos.
  2. Porém, o compromisso é pessoal. Jesus atribui a cada cristão a missão de trabalhar pelo crescimento da igreja. Essa individualidade implica compromisso pessoal e envolvimento diário por parte de cada um de nós, como um corpo bem ajustado.

Isto implica em nos arrependermos de nossos pecados, pois todo pecado é contra Deus. Devemos saber que há diferença entre arrependimento e conversão:

  • ARREPENDIMENTO – É metanóia, uma mudança radical de postura e pensamento. 2Co. 7:10
  • CONVERSÃO – É um processo diário na vida de uma pessoa, e tem até o poder de curar-nos. 2 Cr. 7:14

Ele já perdoou os nossos pecados antes de tudo e espera que aceitemos este perdão.

Portanto, a melhor escolha que podemos fazer é aceitar que fomos chamados e escolhidos por Deus (Mateus 22.14).

Deus chamou o mundo todo, mas poucos aceitam a condição de escolhidos. Quando aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, estamos apenas reconhecendo esta escolha, tal como os discípulos ao serem chamados pessoalmente por Jesus.

Foi Ele quem nos amou primeiro (I João 4.19) e depois nós conhecemos este amor e passamos a amá-Lo também.

2. SOMOS ESCOLHIDOS PARA DAR FRUTO

Em João 15.1-27, Jesus se apresenta como sendo a “videira verdadeira”. Seus discípulos são os ramos e só frutificam se estiverem ligados a Ele, fonte verdadeira de vida. Nesse processo divino, todo ramo que não dá fruto é cortado e lançado fora; e todo aquele que dá fruto requer um cuidado especial, para que frutifique ainda mais.

A vida de frutificação pregada por Jesus precisa ser vista como base de crescimento e maturidade da Igreja. Deus não está interessado em salvar o pecador simplesmente para usufruir de suas bênçãos. Ele requer de cada cristão uma vida frutífera.

Todo aquele que é do Reino de Deus não pode se conformar com este mundo. Rm.12:1 e 2 Paulo diz que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, precisa ser apresentado à Deus como sacrifício vivo, e por isso não deve ser contaminado.

Toda mudança começa na mente e a Palavra nos ensina o que devemos pensar. Fp. 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Temos que ter o hábito de ler a Bíblia, ouvir a Palavra e meditar no que ela diz. Dessa forma cuidaremos de nós mesmos e teremos condições de cuidar de outras pessoas. Quem ama cuida.

O propósito de Deus nos ter marcado e escolhido é que falemos desta escolha para que outros saibam que foram chamados também. Não somos os únicos ‘escolhidos’, além de um privilégio isso é uma responsabilidade.

É preciso ir para cumprir a missão de Deus para nós pois não fomos escolhidos à toa. (Mateus 28.20).

Ir primeiro à Judeia, e então a todo o mundo; e produzir frutos de justiça e santidade neles. Nos tornamos então nos felizes meios da conversão, e assim entramos na grande colheita de almas para Jesus Cristo.

Além disso, precisamos ter o fruto do Espírito Santo em nossa vida (Gálatas 5.22). Isso é testemunho.

  • FRUTIFICAÇÃO é reproduzir a vida de Deus em nós.

De maneira simples eu diria que fruto é mudança de vida, uma vida centrada em Cristo, uma vida onde morremos para nós mesmos para que Cristo possa viver em nós. (Gálatas 2:19-20); uma vida que busca satisfazer Deus em vez de satisfazer as pessoas ou a si mesmo. Uma vida cujo tema central, foco e prioridade é Deus.

Vejamos o que a Escritura diz:

Gálatas 5:22-25

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.”

Pelo espírito quer dizer o novo homem, Cristo em nós. Vivendo de acordo com o novo homem produzimos os frutos mencionados acima, característica de quem tem a Cristo.

Santidade é o fruto que glorifica ao Pai!

Bem diferente do nosso conceito de frutífero. Cremos que fruto é sucesso, resultados, mais convertidos, igrejas maiores, finanças em expansão e prosperidade sem fim.

Portanto, produzir fruto tem a ver com aquilo que nos tornamos e não com o que fazemos.

A Palavra deixa claro que muitos terão grandes resultados, sucesso em expulsar demônios, curar enfermos e realizar grandes obras em nome de Deus. Mas Ele vê isso como esterilidade e infertilidade quando o pecado e o orgulho reinam no coração.

Fruto:

  • É a evidência predominante de uma vida cheia do Espírito.
  • O verdadeiro teste de uma vida espiritual é o caráter que se exibe no dia a dia.
  • O fruto do Espírito não é afetado por mudanças em nosso ambiente ou circunstâncias.
  • O substituto mais comum para o fruto é o desempenho.

Você tem dado frutos?

3. TRABALHANDO OS TALENTOS:

Deus jamais exigiria de um cristão uma vida de frutificação sem antes prover os recursos necessários para o trabalho. Se não fosse assim, poderíamos nos desculpar quando o Senhor viesse para ajustar as contas com sua igreja. A parábola dos talentos, narrada em Mt 25.14-30, ilustra esta verdade. A história diz que certo homem se ausentou de sua terra e entregou seus bens a seus servos, para serem trabalhados com disposição, seriedade e coragem. O que nos ensina esta passagem?

  1. Talento gera talento. O homem que recebera cinco talentos ganhou com eles outros cinco; o que tinha dois granjeou outros dois (w. 20 e 22). A diligência levou à multiplicação. Então, se talento gera talento, pode-se dizer que ovelha gera ovelha. Para tanto, cada crente precisa colocar suas aptidões cristãs a serviço do Reino de Deus. É maravilhoso saber que quando usamos nossos talentos e dons na obra de Deus, a Igreja é favorecida e abençoada.
  2. Frutificar requer esforço e trabalho. Os servos se esforçaram para que os talentos se multiplicassem. Trabalharam com seriedade, porque sabiam que seu senhor haveria de voltar a qualquer momento e pediria conta dos bens. Aquele que recebeu um talento nada fez para que o valor recebido fosse multiplicado; sequer o entregou aos banqueiros (v.27).

Na vida espiritual também é assim. Nada acontece sem que haja esforço, empenho, disposição e amor. O Senhor disse a Josué: "Esforça-te, e tem bom ânimo…" (Js 1.9).

Crescimento é fruto de permanecer em Deus.

4. Somos escolhidos para permanecer: “...e o vosso fruto permaneça”.

Como um fruto pode permanecer?

A Bíblia nos ensina que para gerar frutos que permaneçam precisamos estar em Deus. Mas muitas vezes estamos como Marta, desligados de Jesus, preocupados com muitas coisas. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe foi tirada.

Nossas decisões determinam o nosso futuro. Temos que ter a mesma postura de José – ele foi um ramo frutífero junto à fonte e seus ramos corriam sobre o muro, a fonte de José era o Senhor. Gn. 49:22. Não há muro ou barreira que impeça aquele que está em Deus de avançar!

A Videira Verdadeira produz vida. Jesus veio para nos dar vida, e vida em abundância. Quem ficar fora da Videira secará e não permanecerá. Muitos estão como ramos secos, sem vida.

É preciso confiança e dependência de Jesus para que o fruto permaneça.

Teu fruto tem permanecido?

5- Ele nos escolheu para nos responder: “...a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo conceda”.

João Wesley dizia que ‘Deus não faz nada que não seja em resposta à oração’.

O objetivo de Deus ao nos escolher também é nos atender ouvindo nossas orações.

Por que então às vezes não recebemos resposta de orações? Por que Jesus também disse, se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós pedireis o que quiseres e vos será feito (João 15.7).

É porque precisamos frutificar e permanecer na Palavra para termos as orações respondidas.

CONCLUSÃO:

Amigo e amiga, observe que Deus é tão bom que nos escolhe, nos faz frutificar, permanecer e ainda ouve nossas orações. Aceite esta escolha maravilhosa para sua vida e responda a Ele.

Declare: Eu sou uma árvore frutífera e darei frutos que permanecerão!

ORE:

Senhor Jesus te peço perdão por não ter ouvido teu chamado mais cedo, por não ter feito bom uso dos talentos que me concedeu e por não ter permanecido em Ti. Perdoa-me por ter feito tanta coisa ao invés de me tornar alguém melhor e frutífero.

Agradeço por ter me escolhido primeiro, por me dar talentos, por fazer com que meu fruto permaneça e por ouvir as minhas orações. Que, com a Tua ajuda, eu seja alguém melhor a cada dia. Em Teu Nome, Amém!

Veja os demais vídeos e esboços da série FRUTO DO ESPÍRITO:

  1. Produzindo Fruto - vídeo - esboço
  2. Escolhidos para Frutificar - vídeo - esboço
  3. A Síndrome da Figueira Frondosa - vídeo - esboço
  4. A Bíblia fala de sete frutos que haviam na Terra Prometidaesboço
Luis Luize

2 comments on “ESCOLHIDOS PARA FRUTIFICAR”

  1. Paz do Senhor
    Maravilhoso esse esboço,estava precisando dessa palavra de ânimo,para desperta no que o Senhor me chamou!!😭🙌🙌🙌🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram