24 de abril de 2010

Glossário de termos sobre escatologia ou últimos tempos

Abominação da desolação - expressao tirada de Dn 9,27 e Mt 24,15. Expressão que consta na Bíblia em hebraico como "shiqquçim meshomem" de acordo com os tradutores bíblicos, um objeto de idolatria. Esse objeto ou figura invade o templo do Espírito Santo, seja nas pessoas (somos templos cf.1Cor 6,19), seja no templo Igreja, no qual o culto não é mais para Deus, mas para o homem.

 

Anticristo - Espírito e/ou personificação daquele que nega a Jesus o Cristo. Sobre o "espírito": "mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo." (1Jo 4,3). E sobre a personificação: "pseudomessianismo em que o homem se glorifica a si mesmo em lugar de Deus e do seu Messias que veio na carne".

 

Apocalipse - Significa Revelação. Referido em 1Cor 1,7 como a revelação ou manifestação de Jesus por ocasião de sua vinda.

 

Apostasia - Perda de fé em massa da população, traição a fé, se referindo a fé Católica.

 

Arrebatamento - Ação mística que segundo os protestantes as pessoas iriam para o céu ao começar a tribulação, bem diferente do que pensam os católicos, no qual todos iremos enfrentar as perseguições como os mártires da igreja primitiva.

 

Dia do Senhor (Dia de Iahweh) - também chamado de Grande Dia (Ap 6,17; 16,14), o Dia do Filho do Homem (Lc 17,24), "o último dia" (Jo6,39.40.44.54; 11,24), "o Dia" (1Cor 3,13; 1Ts 5,4) e dia da ira (Rm 2,5) , é como se fosse um sinônimo para juízo final, o termo nasce no Antigo Testamento e neste já relata os sinais cósmicos que antecederão e acompanharão esse Dia.

 

Escatologia - estudo sobre os últimos acontecimentos. A palavra vem do grego eschatón, que significa último.

 

Fim do mundo - termo popular e mundano para o fim dos tempos ou Dia do Senhor, alguns pensam como o fim da humanidade, mas não é verdade, será apenas o fim dos maus e triunfo dos bons com Jesus Cristo.

 

Fim dos tempos - Época que precede a Vinda de Jesus, quase o mesmo que Dia do Senhor, é o fim do tempo de dominação de satanás, o tempo da chance da misericordia, e o tempo das nações pagãs, tempo de vigília e etc. "De fato, se, com a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, "o tempo de Deus irrompeu no tempo como fim do tempo" (FT, p.81), isso não trouxe o imediato fim dos tempos: "O fim do tempo veio com o nascimento, a paixão e a ascensão de Jesus Cristo (cf., por exemplo, Ap cap.5 e 12; 11,15.17s; 19). No Apocalipse , anuncia-se, portanto, a 'proximidade' da 'hora', a 'pronta' ou 'rápida' vinda do Senhor, o 'pouco' tempo (Ap 1,1.3; 2,16; 3,11; 11,14; 12,12; 22,6s.10.12.20). Todavia, essa 'proximidade' do fim não exclui, pelo contrário, inclui um período de tempo que é dado ao mundo. [...] O fato de essa dilação de tempo não ser considerada em contradição com a 'proximidade' do Senhor demonstra que esse tempo é realmente entregue a Deus, o qual, mesmo quando concede tempo, continua inalcançavelmentepróximo" (TC, p.169). Pois bem, gostaríamos de ver como é que o pouco tempo que resta é realmente entregue a Deus, inalcançavelmente próximo." (Lorenzo Cappelletti, Revista 30 dias).

 

Juízo particular - é aquele após a morte, onde a alma é julgada para entrar no céu, no inferno ou no purgatório como Eclo 11,28; 2 Cor 5,1-10; Hb 9,27;Lc 16,19-22. Ou seja, ela vê na visão de Deus o quanto seus pecados ofendem a Deus.

 

Juízo Final - tambem chamado de Juízo coletivo, acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. A pessoa também verá seus pecados de acordo como vê Deus, a diferença é que será em vida e será de modo coletivo (todos). "Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados." (Jo 5, 28-29)

 

Locução interior - Definido pela teologia mística e ascética, como uma forma de receber mensagens de Deus, é uma voz no interior da pessoa.

 

Maranata - Palavra aramaica para "Venha, Nosso Senhor!" (I Coríntios 16,12). Os cristãos da Igreja primitiva costumava se referir a segunda vinda de Jesus.

 

Profecia - 1. Na tradição bíblica, é a mensagem de Deus transmitida por um profeta, com frequência a denunciar pecados de pessoa, do povo de Deus ou dos gentios, e a cominá-los com castigos; mas há também profecias de anúncio dos desígnios misericordiosos de Deus, entre as quais as messiânicas. No NT, aparece J. C. como o Messias em Quem se realizaram as profecias antigas, e, ao mesmo tempo, o grande Profeta que anunciou com a maior segurança acontecimentos como a sua morte e ressurreição, o envio do Espírito Santo, a destruição do Templo de Jerusalém, etc.
2. Em teologia, profecia é, em sentido lato, toda a proclamação da Palavra de Deus, equivalente a revelação. E, em sentido estrito, é a predição de um acontecimento naturalmente imprevisível, situando-se entre o milagre, com grande valor apologético.

 

Profetas e Profetismo - No Médio Oriente Antigo, o profetismo era uma instituição prestigiada, a que os reis frequentemente recorriam para saberem, da parte de Deus, as decisões que tinham de tomar, sobretudo em momentos difíceis. O AT descreve a vocação de vários profetas (Samuel, Isaías, Jeremias…) e refere a existência de escolas de profetismo. A palavra “profeta” (do gr. = porta-voz, entenda-se aqui, de Deus) traduz palavras hebraicas que significam “vidente” e “anunciador dos desígnios de Deus”. Nos chamados livros históricos do AT aparecem grandes figuras de profetas, como Samuel, Natan e Gad (no tempo do rei David) e, mais tarde, Elias e Eliseu. Além destes, encontramos outros ligados aos livros proféticos, como autores ou como figuras que lhes deram personalidade. É costume classificá-los em Profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, juntando-se no Livro de Jeremias, as Lamentações e o livro de Baruc, secretário de Jeremias), e Profetas Menores (Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias,Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias). No NT, depois de mais de um século sem profetas, o povo acolheu Jesus Cristo como grande profeta, e com razão, por ser Verbo ou Palavra de Deus em tradução humana perfeita.

 

Parusia - Segunda vinda de Jesus Cristo, significa em grego "presença".

 

Revelações Privadas -  Segundo J. Ratzinger: "se aplica a todas as visões e revelações verificadas depois da conclusão do Novo Testamento". O seu papel não é (...) "completar" a Revelação definitiva de Cristo (revelação pública), mas ajudar a vivê-la mais plenamente numa determinada época da história.

 

Revelações Públicas - Designa a ação reveladora de Deus que se destina à humanidade inteira e está expressa literariamente nas duas partes da Bíblia: o Antigo e o Novo Testamento (J. Ratzinger).

 

Teologia mística e ascética - Teologia ascética é a parte da Teologia dogmática e moral que se refere ao exercício das virtudes que se deve praticar, e o que se deve deixar, os vícios e pecados.
Teologia mística é a parte da Teologia dogmática e moral que se refere à perfeição da vida, nas relações mais íntimas que a humana inteligência tem com Deus, tanto na vida ativa quanto na contemplativa.

 

 

 

Luis Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram