19 de abril de 2020

IBNC - CONFIANDO EM DEUS DIANTE DAS IMPOSSIBILIDADES

Acompanhe a mensagem na íntegra:

▶️ YouTube.com/IBNCajuru
🔉 Deezer http://abre.ai/ibncpodcast_deezer
🎧 Spotify http://abre.ai/ibncpodcast_spotify

CONFIANDO EM DEUS DIANTE DAS IMPOSSIBILIDADES

 
Romanos 4:19 - "E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sara""
 
EBD 19/04/20 - ao vivo
 

O Exemplo

  1. Nós somos ensinados desde a tenra infância que, temos que pedir a Deus em oração, pois ele é fiel para cumprir o que desejamos – aprendemos nas escolas dominicais que: a Fé, é a certeza das coisas que esperamos e o firme fundamento das coisas que não vemos.
  2.  
  3. Aprendemos que sem fé, é impossível agradar a Deus.
  4.  
  5. Estamos atravessando um período de aparente impossibilidades 
 
 
Certa vez o cavalo do Imperador Napoleão Bonaparte assustou-se e ameaçou sair em disparada. Um soldado, percebendo o perigo, avançou e, segurando as rédeas bem curtas, conseguiu dominar o animal.
 
O Imperador demonstrou sua gratidão por meio de uma continência e disse ao soldado: – Obrigado, “Capitão”.
Com uma rápida resposta, o soldado correspondeu à continência, e perguntou com simplicidade: – De que batalhão?
Impressionado com a fé do soldado, o imperador tornou-lhe a prestar continência, dizendo: – Da minha guarda pessoal.
O soldado respondeu à continência, virou seu cavalo, foi até a formação da Guarda Imperial e disse-lhes com uma continência: – Sou seu novo Capitão!
Retribuindo à continência, o oficial perguntou: – Por ordem de quem?
Apontando para o Imperador, respondeu-lhe: – Dele.
E assumiu sua nova posição.
 

A Tese

A essência da fé verdadeira é encontrada acima num versículo só. Deus havia simplesmente prometido a Abraão que ele teria um filho, o qual se tornaria a semente de muitas gerações.
 
É notável que Abraão não vacilou diante desta promessa, apesar de ele há muito haver ultrapassado a idade de ter filhos. Antes, quando Abraão recebeu essa palavra do Senhor, vemos que ele "nem atentou para o seu próprio corpo... nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sara".
 
Segundo o raciocínio comum, essa promessa seria impossível de ser cumprida. Mas Abraão não se deteve diante de tal impossibilidade; segundo Paulo, não se interessou em saber como Deus iria cumprir essa promessa. 
 
Ele não ficou arrazoando com Deus dizendo, "Mas Senhor, não tenho semente para plantar. E Sara não tem vida em seu ventre para conceber. A minha mulher já deixou de ter a capacidade de ter filhos. Então, como Tu irás fazer isso, Senhor?'. Em vez de contemplar estas perguntas, Abraão simplesmente "nem atentou".
 
 
O QUANTO DEUS SE IMPORTA DE CRERMOS NELE NAS IMPOSSIBILIDADES?
Encontramos a resposta à essa pergunta na história de Zacarias e Isabel, pais de João Batista - Lucas 1:5-7
 
O DIA MAIS MEMORÁVEL DE ZACARIAS (da ordem de Abias, 8º)
Muita coisa pode acontecer quando na Presença de Deus
 
Primeiro, ele teria de escolher dois amigos especiais para ajudá-lo. (remover cinzas + colocar brasas novas)
 
Ele mesmo espalharia o incenso sobre as brasas - Conforme o incenso queimasse e uma nuvem de fragrância surgisse do altar, a oração dos adoradores do lado de fora subiria à presença de Deus (cf. Lc. 1:10).
 
1. O ritual terminou e era hora de deixar o Santo Lugar.
 
2. De repente, um anjo do Senhor (Gabriel) apareceu a Zacarias, ficando do lado direito do altar.
 
O QUE ELE DEVE TER PENSADO SOBRE ESTA APARIÇÃO DO ANJO - é assim que se morre aqui dentro???
 
Deus pode realmente realizar coisas impossíveis e foi exatamente isso que Ele prometeu a Zacarias e Isabel.
 
Mas foi aí que Zacarias deu uma "escorregada" e duvidou
Zacarias foi visitado por um anjo que lhe disse que sua mulher, Isabel, daria à luz um filho especial. Mas Zacarias – que era avançado em anos, como Abraão – se recusou a acreditar nisso. 
A promessa de Deus por si não era suficiente para ele.
 
Zacarias respondeu ao anjo, "Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada" (Lucas 1:18). 
Simplificando, Zacarias considerou as impossibilidades. 
Ele estava dizendo, "Isso não é possível. Você vai precisar me provar que vai acontecer". Não soava racional.
 
Zacarias conhecia o Velho Testamento.
 
As dúvidas de Zacarias desagradaram a Deus. O anjo lhe disse, "Agora ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam, porque não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se cumprirão" (1:20).
 
A mensagem é clara: Deus espera que creiamos nEle quando Ele fala. 
 
Em Lucas 22 encontramos Satanás atacando a fé de Pedro
 
Eis um homem piedoso super confiante em sua fé. Na verdade, Pedro havia acabado de se gabar diante dos outros discípulos de que sua fé suportaria quaisquer sofrimentos e testes. Ele basicamente declarou, "Outras pessoas podem vacilar, Senhor, mas eu não".
 
Aconteceu na Páscoa, no último dia do ministério de Jesus na terra. Qual foi a reação de Cristo à ousada declaração de fé vinda de Pedro? Ele diz ao apóstolo, "Simão, Simão, Satanás pediu para vos peneirar como trigo" (Lucas 22:31).
 
Note que as palavras de Jesus aqui descrevem a mesma demanda que Satanás fez quanto a Jó. O Diabo havia dito assim ao Senhor em relação a Jó, "Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo o que tem, e ele certamente blasfemará de ti na tua face!" (Jó 1:11). 
 
Agora, na Páscoa, Satanás queria tentar destruir a fé de Pedro da mesma maneira.
 
Jesus preveniu Pedro que o Diabo iria lhe peneirar e atacar sua fé. Mas lhe assegurou, "Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça" (Lucas 22:32).
 
Estou convencido de que Satanás intensificou essa mesma demanda de peneirar os eleitos do Senhor atualmente.
 
Por que o Diabo está tão determinado a abalar os santos de Deus atualmente? 
 
É porque ele fracassou em derrubar Jó, ele falhou em derrubar Pedro, ele falhou em derrubar gerações e gerações de mártires.
Então agora ele está resolvido a derrubar a fé desta geração.
 

O ECLIPSE DA FÉ

Na realidade, os ataques de Satanás podem se tornar tão aniquiladores que a a fé pode experimentar um eclipse. Veja o que acontece durante um eclipse: quando a terra se move entre o sol e a lua, obscurece a luz. Por algum tempo, os raios do sol são interrompidos.
 
Algo similar pode acontecer com a fé até do mais piedoso dos crentes. Satanás pode trazer pressões tão intensas que parecem bloquear a Luz que capacita a nossa fé.
 
Pedro sofreu um duro eclipse de fé. A fé do apóstolo antes tão ousado, parece ter fracassado. Mas Pedro foi avisado claramente de que um eclipse de fé estava chegando. Jesus lhe disse, "O galo cantará duas vezes antes de você Me negar tres vezes".
 
Poucas horas depois, a fé de Pedro estava totalmente em pedaços. Só consigo imaginar o que passou pela mente deste homem para levá-lo a ofender a Cristo e mentir, dizendo, "Não sei de qual Jesus você está falando".
 
A fé de Pedro entrou em eclipse total. Parecia que o brilhante sol da fé havia sido totalmente extinto.
 
Porém o eclipse de Pedro aqui é registrado para consolação e encorajamento de todos os crentes que estão suportando seus próprios eclipses da fé. 
 
Será que as suas provações se tornaram tão intensas a ponto de você se ver no que parece ser uma situação impossível? 
 
O pai da mentira. É ele que implantou todos estes pequenos pensamentos: 
  • "Onde está o seu Deus? As coisas estão de mal a pior. A dor, o sofrimento, as suas necessidades continuam se acumulando.
  • Deus prometeu que lhe proveria escape. Então, onde está a saída?
  • Onde está o seu Deus agora, quando você mais precisa dEle?".
  • perguntas quanto a Deus ouvir o teu grito,
  • dúvidas quanto à fidelidade de Suas promessas,
  • perguntas quanto à eficiência da oração.
 
Você está agora sendo sacudido e peneirado. E em meio a tudo isso, a sua fé parece ter falhado.
 
Como Pedro, você está num eclipse?
  • Você se sente derrotado, e sua fé destroçada.
 
Amado, tenho boas notícias para você: Deus não está bravo com você.
 
Você pode perguntar: "Mas Jesus não sofre quando desconfiamos dEle? O Senhor não sofre quando vacilamos e questionamos Sua palavra e fidelidade?". Sim, sim, definitivamente Ele sofre. Mas os que falharam na fé podem ainda manter seus olhos em Jesus.
 

A fé de Pedro não falhou

"Virando-se o Senhor, olhou para Pedro" (Lucas 22:61). Quando o olhar de Jesus fitou o olhar de Pedro, o apóstolo se quebrantou e chorou.
Quão paciente é o Senhor, o quão misericordioso. 
 
Ele ouve todas as nossas murmurações e questionamentos, vê tantas idéias de dúvidas em nossas mentes – ainda assim Ele olha para nós com perdão e compaixão.
 
Pedro foi restaurado e desenvolveu uma grande vida de fé. Lembre-se, Jesus havia dado a ele essa palavra de encorajamento na Páscoa: "Tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos" (Lucas 22:32). 
 
Essa é a palavra para você e para mim igualmente. Ele nos diz o mesmo que disse a Pedro: "Conserve os teus olhos em Mim. Você vai conseguir superar isso; e vai ajudar os seus irmãos e irmãs na Minha casa".
 
Mais tarde, no livro de Atos encontramos Pedro trancado numa prisão. Um anjo chega, sacode suas correntes e diz para ele se levantar e sair. Nesse momento Pedro jamais olha para as impossibilidades ao seu redor: as grades de ferro que teria de atravessar, os muitos guardas e soldados pelos quais ele teria de passar em um risco seu. Pelo contrário, Pedro se levanta em fé diante das instruções do anjo, e quando chega às grades de ferro elas se rompem por si.
 
Assim será contigo, se você desejar se levantar e mover em fé.
 

A FÉ QUE AGRADA A DEUS NASCE DE UM MOMENTO DE MORTE

O fato é, quando Deus está em ação produzindo uma fé que seja provada e melhor do que o ouro, Ele primeiro põe uma sentença de morte sobre todos os recursos humanos. 
 
Ele fecha as portas a todo raciocínio humano, deixando de lado e ignorando todos os meios de livramento racional.
 
Falo aqui da morte de todas as possibilidades humanas.
 
É a situação em que os planos humanos florescem no início mas então morrem. É a situação quando as esperanças humanas trazem alívio temporário mas logo se despedaçam, somando-se à sensação de impotência e fragilidade.
 
Você já esteve nessa situação de morte? Parecia que não lhe restavam opções? 
 
Nessa hora não dá para você telefonar a alguém pedindo conselhos; os céus ficam frios e duros quando você ora, e seus pedidos caem ao chão.
 
Digo a você, isso é Deus agindo. O Seu Espírito está trabalhando levando-o a parar de considerar as impossibilidades – parar de olhar para as saídas e meios humanos – parar de procurar soluções para a sua situação. 
 
O Espírito Santo está insistindo com você: "Pare de buscar ajuda do homem. E pare de ficar pensando em quão séria você acha ser a situação. Isso são impedimentos para a fé".
 
Abraão não titubeou em sua fé. Pelo contrário, estava "certíssimo de que o que ele (Deus) tinha prometido também era poderoso para cumprir" (Romanos 4:21). Ele reconheceu que Deus é capacitado para operar a partir do nada. Na verdade, o nosso Senhor cria a partir do vácuo. Veja os registros de Gênesis: a partir do nada, Deus criou o mundo. Com uma só palavra, Ele cria. E pode criar milagres para nós, a partir do nada.
 
Quando tudo mais falha – quando todos os seus planos ou esquemas tiverem se esgotado – é a hora de você lançar tudo sobre Deus. Essa é a hora de você desistir de encontrar livramento em qualquer outro. 
 
Aí, uma vez estando pronto para crer, você deverá ver Deus não como um oleiro que precise de barro, mas como um Criador que opera a partir do nada. 
 
E, sem nada que seja deste mundo ou de seus materiais, Deus irá agir por maneiras e meios que você jamais poderia conceber.
 

DEUS TEM UM PROPÓSITO PARA SUA VIDA

1. “Pois conheço os planos que tenho para você”, declara o Senhor, “planos para prosperar e não prejudicá-lo, planos para lhe dar esperança e um futuro” Jer. 29:11.
2. Estamos esperançosos de um futuro abençoado porque Deus é maior do que nossas circunstâncias e pode nos levar a lugares que não poderíamos ir por conta própria.
 

CONCLUSÃO

  • O que podemos aprender?
    • As dúvidas vêm, inclusive para os mais fiéis.
    • Os apóstolos duvidaram do testemunho das mulheres após a ressurreição de Jesus
    • Tomé duvidou do testemunho dos outros apóstolos após a ressurreição de Jesus
    •  
    • A fé é algo de extrema importância na vida do crente.
    •  
    • Quem sabe tua fé já esteja fraca ou até inexistente, como a de Zacarias
    •  
    • Outros, apesar de firmes com o Senhor, conformados com a situação indesejada
    •  
    • Algumas pessoas dirão: 
      • “Mas você não entende. Meu caso não tem jeito”. 
      • “Meu marido não muda”. 
      • “Minha esposa não aprende”. 
      • “Nunca vamos sair do vermelho”. 
      • “Nunca mais ficarei bem”. 
      • "Já sou velho(a) para isso"
      • “Meus entes queridos não crentes nunca irão crer em Jesus”. 
      • “Acabei de perder meu emprego”. 
      • Esta crise mundial devido ao coronavirus quebrou minha empresa e não sei o que será daqui para a frente!
      • Meus sonhos foram destruídos por esta crise mundial!
      •  
    • Ouça mais uma vez a Palavra de Deus: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”. 
 
Deus saiu a fazer uma obra no mundo e a terminará - creia que Ele te guarda e cumprirá suas promessas a você!
 
A CHAMADA
1. Você tem lutado para continuar? Você está desanimado ou tem vontade de desistir?
2.Sua fé está enfrentando um eclipse?
3. Quantos diriam se estivessem aqui na igreja, gostaria de ir a frente e receber uma oração com imposição de mãos
4. Você aceitou que Deus o ama e tem um plano maravilhoso para sua vida?
5. Você tem a esperança da vida eterna? Gostaria de tê-lo? Nesse caso, levante as mãos.
(Oração)
 
Luis Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram