A Sabedoria de Deus

ISAIAS 28:23 Escutem o que vou dizer! Dêem atenção à minha mensagem! 24 Um homem que está preparando o terreno para semear trigo não gasta todo o seu tempo arando a terra, cavando e remexendo nela. 25 Depois de ter aplanado a terra, ele semeia o endro e o cominho e planta o trigo, a cevada e outros cereais nos lugares certos. 26 Ele faz tudo direito porque Deus o ensinou. 27 E no tempo da colheita ele não usa um instrumento pesado para debulhar os grãos de endro e de cominho; pelo contrário, ele usa varas pequenas e leves. 28 Quando malha o trigo, ele não continua malhando até quebrar os grãos. Ele sabe passar a carreta por cima das espigas sem esmagar os grãos. 29 Esse conhecimento também vem do Senhor Todo-Poderoso. Os seus planos são maravilhosos, e ele é sábio em tudo o que faz.

Algumas pessoas são curiosas e devo dizer que sou deste tipo de pessoa. Muitas vezes me perguntei como foi que o homem descobriu este ou aquele alimento, por exemplo. Sabemos que o milho e o cacau e suas principais aplicações são descoberta dos Incas e Maias.

Passei a maior parte da minha infância vivendo no interior do estado. Lá aprendi algumas coisas ligadas à terra e como deve ser preparada, pouca coisa confesso. Mas sei que tem o tempo certo e a forma certa para isto.

É exatamente isto que Deus está falando ao profeta no versículo 26. Ele diz que fazemos tudo no tempo certo e da forma certa:

Os torrões são tirados o suficiente;

A terra é cortada para semear;

O trigo é colhido e batido até a debulha somente, para não estragar o produto;

Então é moído e se torna útil.

Se a terra fosse um de nós poderia ficar triste com esta atividade? E se nós fossemos um destes cereais citados pelo profeta? Mas tudo o que Deus faz é necessário, não é?

Mas muitos de nós vivemos chateados com Deus e com o que Ele tem feito em nossas vidas. Mas precisamos crer no Seu agir e descansar.

Muitas vezes nos encontramos tristes por um relacionamento quebrado ou que insiste em ir e vir, mas será o trabalhar de Deus? Estes dias aconselhava um rapaz num relacionamento de namoro e ao final orei por ele. Deus simplesmente me disse que as situações que ele enfrentava era o Seu trabalhar na sua vida, para amadurecimento.

Outros passam por situações no seu trabalho, parece que não prospera, outros nos seus relacionamentos familiares e outros nas questões financeiras.

O apóstolo Paulo disse que em tudo devemos dar graças a Deus. Ao crermos coisas extraordinárias ocorrem.

O povo de Israel era um povo triste para com Deus. Não criam e nem confiavam no Seu mover no seu meio. Choramingavam e acabaram perdendo muitas das bênçãos para eles e morreram no deserto.

Lembram das codornizes? Das águas amargas? Dos 10 espias?

Era apenas o mover de Deus para aperfeiçoamento do povo, mas se rebelaram, não entendiam.

Precisamos compreender que Deus é sábio e se entregamos nossa vida a Ele está em boas mãos.

Se você tem andando triste com Deus, entregue a Ele tua angústia / tristeza / ansiedade e confie Nele.

Entregue o teu fardo e confie que Ele está te conduzindo a um bom lugar tanto aqui quanto na eternidade.

Ele é o bom pastor!

Share this article

Comments

  • Manuela Ferreira
    19 de abril de 2012

    Que bençao essa palavra pastor, Deus me deu essa palavra, vim pesquisar.. e foi tudo o que eu estava sentindo. Que Deus te abençoe infinitamete.

Deixe Seu Comentário