Acelerando o Progresso e Mantendo a Vitória

 Não existe alguém que não deseje obter vitória na vida. Ninguém projeta viver de maneira derrotada.acelerando.jpgNa verdade parece haver uma vontade interior de vencer no homem, e muitos desejam a vitória rapidamente, não querem esperar nem um minuto a mais do que o necessário. Algumas pessoas por outro lado parecem não se importar muito com este tema, e simplesmente vivem suas vidas da maneira como esta ocorre, imaginando que já foi tudo definido por um Deus onisciente. A mim parece um posicionamento muito melancólico, fatalístico, algo mais ou menos como – não adianta fazer nada diferente do que é.Não se esqueça querido leitor, de que Deus nos deu o livre arbítrio para podermos decidir, e Seu desejo é que tenhamos vitória decidindo bem, portanto não desanime e nem pare a corrida, pois o sucesso está em se manter no centro da vontade de Deus.A vitória é tema de muitos livros seculares hoje em dia, existem livros sobre tudo, observando a prateleira de uma livraria encontrei os seguintes títulos, entre muitos outros:

  • 7 passos para o sucesso profissional;
  • Jesus, o maior psicólogo que já existiu;
  • Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes;
  • Jesus, o maior líder que já existiu;
  • Seja líder de si mesmo – o maior desafio do ser humano;
  • O Sucesso Está no Equilíbrio;
  • Como Manter a Carreira em Ascensão;
  • O 8º Hábito – Da Eficácia À Grandeza;
  • O Sucesso É Ser Feliz;

Alguns utilizam a figura de Jesus como líder, e são escritos por pessoas que são evangélicas ou que vivenciaram alguma experiência com Ele, ou que simplesmente entenderam que a Palavra de Deus contêm leis espirituais, e as colocam em prática, naturalmente obtendo um resultado excelente.Todos estes livros buscam apresentar uma fórmula para a vitória. De fato, muitos utilizam os princípios bíblicos, as leis espirituais, em benefício próprio, e ensinam a outros. O que lhes falta é Jesus, que pode dar mais do que isto, pode lhes dar a vida eterna, mas se satisfazem apenas com um pouco de sucesso aqui nesta vida.

Meu objetivo com este texto não é entrar pelo mesmo caminho, mas simplesmente mostrar a todos qual é a vontade de Deus para nós desde o princípio, mas principalmente nestes tempos do fim.E mais do que isto, identificar algumas leis espirituais e obtermos não somente a benção nesta vida, mas sobretudo, a benção da vida eterna.

Existem pessoas que agem com diversas velocidades, ou seja, uns agem vagarosamente, outros numa velocidade normal, outros desejam agir quase na velocidade do pensamento. Aliás, hoje em dia com o advento dos computadores muitas pessoas se acostumaram a dar-lhes uma ordem e serem atendidos, e quando vão para o mundo real observam que não é bem assim. A estes, agir na velocidade que pensam seria altamente adequado.

Será possível isto? Acelerar o progresso e manter a vitória?

Muitas pessoas pensam que são coisas antagônicas. Uns dizem:

__ Se progredir rapidamente terei que agir de maneira escusa e em desacordo com Deus, logo, serei punido. Ou seja, se progredir perco a benção.

Outros dizem:

__ Sou muito abençoado, mas isto é incompatível com o sucesso nesta vida. Significando algo como, se for abençoado não progredirei.

Então preciso que você se pergunte:

__ É possível acelerar o progresso e manter a vitória? Este texto foi escrito para você que deseja as bênçãos de Deus sobre tua vida, e crescer cada dia mais.

1.     Mudança de Mentalidade e Confiança

Sabemos que o progresso da ciência tem sido muito grande nestes dias. Lia uma reportagem estes dias sobre um robô criado com aspecto humano (andróide) para realizar apresentações, com

 

 

foto1.jpg

capacidade de falar e mover os braços, mãos e dedos. Em seguida soube de um outro que possui exatamente o visual de seu dono, e tiveram que me informar qual deles era o real, porque eram muito semelhantes. Algo bastante notável, de forma que breve poderemos ver os livros de ficção se tornarem realidade. Parece não haver mais limite para o que o homem faça. Isto me lembra o que Deus falou sobre o homem:Gênesis 11:6,7  E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro (grifo meu).Isto me leva a crer que Deus logo intervirá no rumo da humanidade, da mesma forma que interveio quando construíram a Torre de Babel.

Mas falando em crescimento, no passado dava-se vitaminas à criança para que esta pudesse se desenvolver mais forte, e olha que funciona!Alguém deve se lembrar dos famosos: Biotônico Fontoura, ou mesmo da Emulsão de Scotch? Que

 
 

 

foto2.jpg

gosto horrível tinha este produto, mas naquela época era a melhor maneira de dar um suplemento de cálcio aos filhos, e eu fui um destes. Se você também foi deve se lembrar disto. Hoje já existem pílulas de suplemento vitamínico até com sabor, para que sejam consumidas com mais facilidade. Hoje não é necessário chupar uma laranja sequer e consumir mais vitamina C do que você precisa num dia, basta ingerir um comprimido desta vitamina.Em relação à lavoura também houve progresso, e desenvolveram-se novas variedades através da seleção de sementes, que nada mais é do que cruzar entre si variedades que possuem características desejadas, e assim, a cada geração temos uma variedade melhor. Estas se tornaram imunes a certas pragas e condições ambientais, aumentando a produtividade.

Alguns de meus parentes viviam da lavoura de café na década de 70/80, e naquela época se plantavam os pés de café a uma distância muito grande uma da outra, os pés eram muito altos e espaçados, o trabalho de colheita exigia muitas pessoas e era altamente manual, apesar de terem sido plantados espaçados para permitir a mecanização da colheita, o que a totalidade dos pequenos agricultores nunca utilizou.
Haviam feito isto porque não tinham conhecimento de como fazer, e então usaram o mesmo método dos grandes cafeicultores. Pareciam haver métodos melhores, mas mudar isto era muito difícil, pois exigiria derrubar todos os cafezais existentes. Exigia uma mudança de hábito. Exigiu mudar algo que era conhecido e dominado por algo novo, desconhecido.
__ Será que vai funcionar realmente?
Na dúvida a maioria de nós fica paralisada, imóvel. Mas o mundo não para, e após uma grande geada em 1975 a totalidade destes cafezais foram destruídos, perdidos. Aquelas grandes lavouras já não existiam mais. Agora, reconstruir era necessário, não dava mais para ficar imóvel. Houve a necessidade de recomeçar.Neste momento houve o desenvolvimento de técnicas modernas, e se criaram os cafezais chamados “sistema adensado”. Agora, no mesmo espaço de antes pode-se obter uma colheita muito superior, mais de 200% superior.Isto poderia parecer impossível a muitos daqueles pequenos cafeicultores, mas segundo o IAPAR[1]: O sucesso do café adensado tem uma explicação: foi desenvolvido sob medida para as pequenas  
 

 

 

 

 
foto3.jpg

propriedades. A concentração de até 10 mil plantas por hectare impede a entrada de tratores e colheitadeiras nas áreas, favorecendo o uso de mão-de-obra. Antes dessa técnica, os pequenos imitavam os grandes, sem necessidade, desperdiçando terreno. O Café Qualidade Paraná é hoje produzido neste novo modelo tecnológico, com base no sistema do café adensado, obtido através de resultados de mais de 20 anos de pesquisas. Este sistema utiliza as variedades de porte baixo e resistentes a doenças e por isso requer um menor uso de agroquímicos. O sistema adensado proporciona alta reciclagem de nutrientes através de incorporação da matéria orgânica oriunda dos resíduos das folhas.

 
Então você precisa Acelerar o Progresso, mantendo a Vitória.Muitos aceleram o progresso e perdem a vitória, assim não adianta. Conhecem aquele ditado: os fins justificam os meios ? Muitos o usam e depois choram por terem perdido a vitória.Para os cafeicultores o acelerar o progresso foi perderem seus cafezais e terem que recomeçar, agora de maneira correta. Foi abandonarem velhos hábitos e métodos que não lhes era útil.
 

 

E a FAEP[2] diz: Apesar de uma redução de 3 mil hectares na área plantada, em relação à ultima safra, a produtividade nas lavouras de café do estado avançou de 13,5 sacas por hectare para quase 22 sacas, segundo dados da Secretaria estadual da Agricultura, que avalia a cafeicultura como um dos setores do agronegócio que estão em um momento positivo. O café adensado (espaçamento reduzido entre as ruas e entre as plantas) reaqueceu a cultura no Paraná após a geada de 1975 e hoje representa 55% da área cultivada no estado, de acordo como IAPAR. O resultado foi um ganho de 200% na produtividade das lavouras, além do sistema ser apontado como mais resistente às geadas.Ou seja, apesar de diminuir o espaço físico, a colheita foi superior.Pense bem: semente escolhida e boa gera uma colheita melhor. E ao se utilizar o método adequado, produz ainda mais em menos espaço.Você é uma semente escolhida por Deus e boa, preparada para dar um fruto melhor. Se você usar o método adequado poderá ter uma colheita superior e com menos esforço.
Para o povo de Israel foi saírem do Egito e irem para o deserto. Permaneceram 40 anos no deserto.
 

 

foto4.jpg

Isto seria necessário?

Se olhamos o mapa e as distâncias envolvidas, verificamos que uns 2 anos de caminhada do povo seriam suficientes para chegar à Terra Prometida.A questão não era a distância, mas outra coisa. Deus mesmo é quem dizia a Moisés quando e aonde ir. O que poderia ser o motivo pelo qual não poderiam ir diretamente à Terra Prometida?
Qual seria o motivo pelo qual precisavam ficar tanto tempo no deserto?
MENTALIDADE
Isto mesmo! A mentalidade deles era de escravos, pessoas dominadas, subjugadas, e agora iriam para sua própria terra, seu país, um lugar aonde viveriam em paz. Para isto deveriam ter novas qualidades que antes não eram exigidas.
Como entrar neste país se o povo não conseguia entender as novas necessidades que surgiriam?Era preciso organizar a nação e que se tornassem um só povo, unido. Era preciso se ligarem à Deus sobre todas as coisas e pedirem sua orientação em tudo que fossem realizar.

Se fazia necessário um novo posicionamento, uma nova atitude.Evangelho é boas-novas, é conversão, é mudança de rumo.Se tudo fica como antes, o que foi que mudou? Mudou apenas o dono do escravo?Não. O desejo de Deus não é ter escravos a seu serviço e ser um Senhor agradável, mas seu desejo é nos libertar totalmente.Muitos ainda hoje pensam em Deus como um senhor de escravos e não como um Pai.Então, se saem do Egito e vão direto para a Terra Prometida, a terra que mana leite e mel, o que ocorreria?

Creio que não conseguiriam manter a benção em suas mãos. Então Deus decide fazer um teste, e sugere a Moisés que envie um jovem de cada uma das 12 tribos para espiar o local.E a julgar pelo que os 12 espias viram e como relataram, podemos dizer que uma pequena parcela do povo tinha uma visão adequada para aquele novo momento.

Esta visão poderia ser algo natural, ou então se colocaram na presença de Deus rapidamente e deixaram-no agir em suas vidas, o que não me parece ter sido o caso, olhando o desenrolar dos fatos ao longo da narrativa.Então, certamente seriam derrotados, enxotados, ou ainda se misturariam com o povo da região para evitarem conflitos, e colocaria a perder todo o plano de vitória traçado para eles.Algo precisava ser feito. Quanto tempo seria necessário para que este povo pudesse aprender a andar com Deus e então usufruir da benção que já estava determinada por Deus para eles?

Resposta: o tempo suficiente para serem moldados por Deus.

E este tempo poderia ser 4 semanas, 4 meses, 4 anos ou 40 anos. Eles usaram 40 anos para isto e sabem por quê?

Simplesmente porque desejavam agir por suas próprias forças, preferiam confiar nas suas mãos e no que viam do que ter fé em Deus e nas Suas promessas.

40 anos no deserto para mudar a mente de escravo.

Confiança

Nós podemos comparar este momento ao momento em que uma pessoa se converte.O novo convertido precisa se desvencilhar de tudo o que vivenciou no cativeiro, quando vivia no mundo, para passar a ter uma nova mentalidade. Necessita aprender a confiar no Senhor Jesus tão somente. Saber que Suas promessas são fonte inesgotável de riquezas.Isto para que possam chegar ao lugar que Deus tem para eles. O deserto não é o nosso lugar, ali estamos de passagem.

No início de minha vida cristã a cada dia o Senhor me ensinava algo novo, e assim estava crescendo espiritualmente, me desenvolvendo. Isto me deixava feliz. Certo dia o Espírito Santo me disse: “Meu filho, há algo que você precisa aprender”. E disse-lhe, então me ensina, ao qual me respondeu “mas é algo que pode demorar”, quanto tempo? lhe perguntei. “Pode demorar 5 semanas, 5 meses, até 5 anos, vai depender somente de você”.

E você, quanto tempo precisará?

Amados, precisamos crescer, e crescer rápido!

Para que crescer rápido?

Para ir à próxima etapa rapidamente.

Por que se deter no caminho se podemos ir mais rápido?Para entrarmos na Terra que mana leite e mel.

2.     Tem início a Vitória

O início do ministério do povo Judeu foi a entrada na Terra Prometida. Quando entram o fazem totalmente dependentes de Deus. Logo na primeira batalha – Jericó – pedem orientação a Deus e fazem exatamente como Ele lhes determina. O povo todo confia naquela Palavra, e age baseado nela.

O resultado é sucesso total e um grande temor sobre os povos em derredor.Nós podemos comparar este momento ao momento em que o novo convertido consegue finalmente sair do deserto e entra no descanso do Senhor.

Agora ele já teve oportunidade de experimentar vitórias quando confiou no Senhor. Agora poder iniciar seu ministério.

Como o povo Judeu, chamado à Liderança. Não me refiro unicamente a posições de mando nas organizações civis e eclesiásticas, mas principalmente como missionário, agente de Deus para as boas-novas. Guiando todo aquele que é necessitado, sendo sal para suas vidas e mostrando a luz para o caminho.Neste momento lutaram mais que no deserto, entretanto havia vitória em tudo que faziam de acordo com a Palavra de Deus.

Por outro lado, ao pecarem se tornavam extremamente frágeis. Toda aquela força para a batalha passava a não ser nada, e poucos inimigos os derrotavam de maneira vergonhosa. Assim foi em Ái.O fato é que aquele que confia no Senhor deve andar em retidão e justiça.Somente ao expiarem o pecado é que voltavam ao caminho da vitória, e então recuperavam tudo que haviam perdido.Temos visto muitos crentes que após entrarem na terra que mana leite e mel se perdem pelo caminho e conhecem a derrota. É preciso reconhecer o erro e voltar a vencer.

O povo no mundo aceita qualquer coisa. Satanás mesmo não está nada preocupado se a pessoa tem errado. Existe um versículo que diz:Provérbios 3:12  Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

Satanás não repreende a nenhum dos seus, assim como as pessoas que não te amam, nunca te dizem algo que te desagrade, simplesmente porque não desejam que você melhore.

Mas Deus não. Ele sempre irá nos conduzir de forma a mantermos no caminho alinhado com Seu plano para nós.Para Acelerar o Progresso as palavras chaves são: mudança de mentalidade e confiança. Se deixar moldar por Deus, total dependência de Deus.

E para mantendo a Vitória a palavra chave é: vida reta – santificação. Fazer tudo de acordo com a vontade de Deus.

3.     Conclusão

Os Hebreus necessitaram passar 40 anos no deserto para mudar a mente de escravo numa mente de pessoas livres.Se nós formos empregar tanto tempo para mudar nossa mente, então nos restará pouco tempo para realizar a obra de Deus.

Precisamos amadurecer rapidamente, nos deixarmos moldar por Deus, ouvindo e seguindo Sua voz.

 

 


 

[1] Extraido de http://www.coffeebreak.com.br/ocafezal.asp?SE=8&ID=84.

[2] Extraido de http://www.faep.com.br/boletim/bi915/bi915pag10a.htm. FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná

 

 

Share this article

Comments

  • LUCIANA
    12 de agosto de 2009

    🙂 ola !!! MEU NOME E LUCIANA, E SOU OUVINTE DA RADIO ESSENCIAL ADORO !!! GOSTARIA DE SABER SE POSSÍVEL, O NOME DE UM HINO QUE SEMPRE TOCAVA NA RADIO MAS DEPOIS NAO FOI MAIS TOCADA EU AMO ESSE HINO.
    GOSTARIA SE SABER O NOME DESSE HINO .

    O COMEÇO DO HINO É ASSIM

    SEI QUE SEUS OLHOS PROCURAM A MINHA ADORAÇÃO
    MEU AMADO NÃO HÁ OUTRO ALÉM DE TI
    LEVO AS VISITAS NO MEU JARDIM SECRETO
    DO MEU CORAÇÃO
    EU QUERO QUE O VENTO ME ABRACE, E O MEU PRIMEIRO AMOR NUNCA SECE
    NADA É IGUAL AO TOQUE DO ESPIRITO SANTO
    EU SOU SEU AMADO ELE É MEU
    ONDE VEM SALTANDO MONTES PARA ME ENCONTRAR …

    É QUASE ASSIM , SE SOUBEREM POR FAVOR ME MANDEM O NOME DO HINO, E DE QUEM LOUVA.

    FICAREI ESPERANDO!!!!!

    MUITO GRATA DEUS ABENÇOE A CADA DIA A VCS DA PALAVRA REVELADA, POIS FUI TENDO INTERESSE EM CONHECER MEU SENHOR JESUS CRISTO ATRAVES DA RÁDIO .
    ESTE DEUS QUE É PODEROSO QUE ME FEZ MUITAS COISAS QUE NADA NESSE MUNDO PODEPAGAR.
    JESUS ENTROU NA MINHA VIDA , NO MEU LAR QUE ESTAVA QUASE ACABANDO, ONDE HAVIA BRIGAS, QUANDO ACEITEI JESUS , ESTE MARAVILHOSO JESUS MUDOU OMPLETAMENTE AS NOSSAS VIDAS DAQUI DE CASA.

    UM GRAAAAAAAAAAANDE ABRAÇO PARA VCS. 😀

Deixe Seu Comentário