28 de novembro de 2010

VOZES

Números 13:16-33

O povo estava de fronte à Terra Prometida, a herança que Deus havia prometido a Abraão. Depois de sair do Egito e passar dois anos no deserto se encontravam em posição de adentrar a terra e possuí-la.

Para isto Moisés separou 12 príncipes do meio do povo, um de cada tribo de Israel, para fazer uma viagem exploratória a esta terra. Deveriam ver e trazer amostras de tudo que a terra produzia, confirmado a promessa de Deus de uma terra que mana leite e mel.

Lá passaram 40 dias e percorreram toda a terra, certificando-se de que realmente era lugar excelente, com frutos maravilhosos. Era o tempo da vindima e trouxeram um cacho de uvas tão grande que precisou ser colocado numa vara e carregado por duas pessoas, chamaram a este lugar vale de Escol, pois escol significa cacho de uva.

Também viram que haviam cidades fortificadas, como Jericó que possuía muros duplos, e que o povo era forte e haviam muitos gigantes, se sentiram muito pequenos diante destes.

Naquela época não havia os meios de comunicação como há hoje, e estes espias eram aguardados pelo povo para dar as noticias da viagem. O povo estava ansioso, alguns talvez pensassem que era só ir entrando na terra e possuí-la, e o relato dos espias os influenciou, e muito.

O relato de 10 dos espias foram suficientes para literalmente derreter os seus corações, e aquele povo que naquela época contava quatro milhões chorou de tristeza. Josué e Calebe interferiram e pronunciaram palavras de confiança e vitória em Deus, mas quase foram apedrejados.

Eles haviam ouvido as pessoas erradas, aceitaram um relato pessimista da situação. Simplesmente não creram que Deus havia prometido e era com eles.

Isto nos mostra que “Aquilo que falamos aos outros pode influenciar e muito as suas vidas”, e que “Aquilo que damos ouvidos pode influenciar e muito em nossas vidas”.

O resultado disto todos conhecem, o povo deveria permanecer no deserto por 40 anos, um ano para cada dia de exploração da terra. Aquilo que falaram que ocorreria, seus filhos serem devorados pelos inimigos, Deus tornou ao contrário, prometeu que seriam eles que ocupariam a terra e seriam bem sucedidos, aos 10 espias sobreveio uma doença e rapidamente morreram, e a todos acima de vinte anos foi declarado que morreriam no deserto e seus filhos é que ocupariam a terra.

Ainda hoje é da mesma forma

Isto mesmo, ainda hoje! Não porque Deus tenha nos falado sobre uma terra que mana leite e mel, mas sim porque Ele nos prometeu uma vida abundante e em novidade a cada dia.

Todos nós temos promessas de Deus para nossas vidas, como o povo de Israel. Muitas vezes estamos para conquistar o que Deus prometeu e podemos escutar vozes, como aquele povo escutou, vozes que podem nos tirar do caminho desejado.

Estas vozes falam aos nossos corações e muitas vezes o derretem. Hoje existem muitas vozes, como jornais, revistas e internet.

Se abrimos um jornal só lemos sobre morte, destruição, roubo e corrupção. Nunca vi um jornal estampar uma noticia sobre a cura milagrosa de alguém numa igreja, mas se o fazem é com um tom de ridículo, muitas vezes falando sobre fanatismo.

Tem gente que não sai de casa sem ler um jornal, e observem que não estou aqui falando contra os meios de comunicação, mesmo porque leio o jornal regularmente, mas sobre aquelas pessoas que deixam estas coisas entrarem em seus corações e esfriar a sua fé em Deus.

Estas vozes são como o 10 espias, enquanto o Espírito Santo está fazendo o mesmo que Josué e Calebe, edificando-nos. Podemos recorrer a Ele toda manhã e seremos cheios, orientados e nossa fé edificada.

Estas vozes só trazem dificuldades a quem as escuta, pois nos fala aos ouvidos e na mente:

1.      Você não vai conseguir

2.      A situação tá difícil

3.      O mundo tá perdido

4.      Não há mais esperança

5.      E você pensa, não vou conseguir, o inimigo é forte e poderoso

Estas vozes fazem nosso coração literalmente derreter. Chegamos a ficar amedrontados, aterrorizados. Muitas vezes chegamos em nossas casas e choramos de tristeza devido ao que demos ouvidos.

O objetivo destas vozes é nos levarem a pensamentos de derrota, pois a Palavra de Deus diz em provérbios 23:7 “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele”.

Bom, se como imaginamos somos, então é melhor pensar em vitória, amém !!!

Novamente isto nos mostra que “Aquilo que falamos aos outros pode influenciar e muito as suas vidas”, e que “Aquilo que damos ouvidos pode influenciar e muito em nossas vidas”.

Você confia em Deus?

O fato é que podemos crer em Deus em determinados assuntos, tais como crer que Ele nos salva pela fé, que é todo-poderoso e que o Seu Espírito habita em nós.

Mas confiamos nEle quanto ao nosso futuro? Cremos nEle para nos prover quanto à saúde e finanças, para nos dar vitória sobre o pecado?

Cremos no cumprimento de Suas promessas, mas vozes contrárias nos falam sobre nosso ministério, como: você não tem jeito para cantar, para tocar, para ministrar, para liderar, para chefiar, para ter sucesso nos negócios. Você não sabe fazer isto. Mas se Deus prometeu ele vai cumprir – repita isto a você mesmo.

Em relação ao ministério nos fala sobre nossos defeitos, pois nosso adversário sempre quer nos diminuir. Mas é Deus quem capacita os seus escolhidos. Todos que foram usados por Deus passaram dificuldades, erraram e aprenderam a confiar em Deus – confie você também e faça a diferença neste mundo.

Talvez você deseje uma família abençoada, mas vozes te dizem: Família abençoada não é para você. Você é muito rude, pouco carinhoso, você não é um bom pai, uma boa mãe. Olhe seus filhos! Seus irmãos e pais. Vocês nunca vão se dar bem. Mas Deus é um Deus de relacionamentos, e dos bons. Ele quer que haja união no meio das famílias, entregue a Ele teus relacionamentos e verá a transformação que Ele fará.

Na área financeira estas vozes tem se intensificado nestes dias, dizendo que: Você é um fracassado, quebrado. Não vai conseguir saldar as contas no banco. Esta tua empresa vai falir, desista enquanto há tempo. Você não tem dinheiro para manter este negócio, sai fora. E Deus diz: nunca vi um justo mendigar o pão; e ainda: o justo florescerá como a palmeira; e mais: tudo o que ele faz prosperará. Então creia na Palavra de Deus.

Na área da saúde é a mesma coisa. Te dizem: É hereditário, não tem jeito. Deus não quer te curar, você não merece. Mas saiba que a graça e um dom imerecido, não precisamos fazer nada, apenas aceitar a Cristo – pelas suas pisaduras fomos sarados.

Mas nós assim como aquele povo lá no deserto, devemos apenas crer que Deus é conosco, conforme diz:

Nm 14:9b a proteção deles se foi, mas o SENHOR está conosco; não tenham medo deles.

Deus ampara o seu povo para que possam vencer porque fizemos uma aliança com ele através de Cristo, e se já temos conhecido a Deus – sabemos que Ele age em nossas vidas – precisamos andar nesta mesma fé diariamente.

O fator humano

Observe que em todo mover de Deus podemos deixar o fator humano influenciar – vozes. Este fator humano quando presente atrasa tudo que Deus quer fazer em nossas vidas. Estes dias me fizeram uma interessante comparação sobre isto. É como uma pessoa que pega um taxi e diz ao motorista que quer ir a determinado lugar. No meio do caminho sugere ao motorista que vá por outra rua, desviando do objetivo. O motorista naturalmente faz o que o passageiro deseja, mas agora começa a se distanciar do lugar que quer ir. Se o passageiro pedir ao motorista que retome o caminho para o lugar desejado, ele procurará corrigir a rota e chegar lá pela melhor alternativa possível a partir da onde estiverem.

É mais ou menos assim conosco. Ouvimos vozes que nos fazem desviar do caminho e vamos longe da onde queremos. É preciso parar e pedir a Deus que nos reconduza à direção certa.

 

Hoje mesmo, deixe de ouvir outras vozes e confie na Palavra do Senhor, que diz:

Is 30:21 E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.

 

Pv 6:22 Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.

Is 58:11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

Agora mesmo você pode estar passando por alguma destas situações que descrevi acima e talvez esteja aguardando o cumprimento das promessas ou está em lutas que não acabam e se pergunta quando Deus vai mudar a situação.

Outros estão até querendo desistir de suas famílias, pois olha para algumas famílias e deseja o mesmo para você, a mesma alegria, o mesmo jeito de ser, o mesmo jeito de agir. Parece um sonho distante, mas entregue teus relacionamentos a Deus que Ele vai transformar, creia.

Outros desejam uma casa própria. Tudo que você quer é poder dar conforto para tua família, ter um lugar para cada um na casa, poder viver com tua família sem a interferência dos demais – não que não sejam benção, mas você quer algo que possa ser teu. Peça a Deus confiando.

Na área financeira, você nem deseja ser rico, mas quer poder dar aos teus aquilo que te pedem, que as necessidades básicas possam ser supridas e que a promessa de abastança de Deus se cumpra na tua vida.

Em relação ao trabalho, você quer ter um emprego e condições de poder suprir o que a família precisa. Você tem vivido temeroso do futuro e vozes te dizem que não conseguirá.

Você ou alguém que você conhece tem estado doente e você deseja a cura, a libertação deste mal.

Então é o momento de rejeitar estas vozes e vir a Jesus, coloque tuas mãos nos ouvidos e repita em voz alta: “Eu rejeito agora todas estas vozes que tenho escutado e que tem atrapalhado minha vida, não quero mais escutá-las, eu as rejeito agora mesmo. Peço que Jesus unja meus ouvidos para que possa escutar somente a Sua voz”.

Mais do que isto, entregue tua vida a Ele, a Jesus, e Ele vai transformar teu lamento em grande alegria, repita agora em voz alta: “Senhor Jesus, entrego minha vida a ti. Escreve meu nome no livro da vida, para que tenha a vida eterna. Transforma a minha vida conforme a tua vontade, pois me entrego a Ti. Amém”.

Se este texto impactou tua vida, deixe um comentário sobre como foi isto para você, e mais vidas serão abençoadas.

Luis Luize

5 comments on “VOZES”

  1. Maravilhosa essa pregação. Que Deus te abençoe! Eu preciso muito de me reerguer diante da presença do Senhor. Estou muito fraco na caminhada.
    Muito obrigado mesmo!

  2. DEUS é tão maravilhoso, eu pedi para ele fala comigo Senhor e busquei na net, como a palavra de DEUS e recebi essas palavras, verdadeiras que vem do alto, pois é exatamente o que estou passando, e fala sobre promessas de DEUS que foi revelado, só veio reforçar a minha fé, obrigada pois confio em ti PAI de todo o coração , obrigada

  3. eu amo a palavra de DEUS e esta palavra é muito boa..que DEUS abençoe muito teu ministerio ....ame o espirito santo e ele que dar a revelaçao....paz

  4. Boa é essa palavra. Penetrou meu coração, Glória a Deus.
    Por isso que eu creio e sempre ensino que:
    "A palavra de Deus é viva e eficaz"
    Deus abençoe o escritor para que nunca perca a comunhão com o autor ( o Espírito santo).

  5. O senhor usou a vida do escritor tremendamente para falar comigo e com muitos atravpes da internet.... eu procurei uma palavra de td coração e ela mudou minha visão... Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram